Como surgiu a Igreja Evangélica?

Para entender como surgiu a Igreja Evangélica é necessário conhecer um pouco da origem do protestantismo, que teve início na revolução protestante de 1517, onde seus seguidores decidiram combater o que consideravam ser erros na Igreja Católica. É uma das três principais divisões da Cristandade junto com o Catolicismo e a Ortodoxia Oriental.

Entre os protestantes estão os luteranos, batistas, presbiterianos, igrejas reformistas, pentecostais, adventistas, entre outras.

Comum a essas denominações é a idéia de sola scriptura (usando a Bíblia como a mais alta autoridade), a justificação somente pela fé e a rejeição do Papa como chefe da Igreja. Contrariando dessa maneira o Catolicismo, onde se crê que assim como o Espírito Santo inspirou os que escreveram a Bíblia, Ele continua inspirando homens até os dias de hoje.

O evangelicalismo por sua vez  é um movimento muito recente dentro do protestantismo, que se originou no século XVIII.

Os evangélicos geralmente acreditam na inerrância da Escritura, na conversão ou renascimento (reconhecer a pecaminosidade e a necessidade de arrependimento) e, novamente, na justificação pela fé somente.

Então, qual é a diferença entre um protestante e um evangélico?

Enquanto alguns protestantes acreditam na natureza absoluta da Bíblia, alguns a consideram como um documento histórico que contém a palavra de Deus e uma grande quantidade de verdades importantes que devem ser interpretadas em estreita relação com os tempos e lugares daqueles que a lêem. Os protestantes Evangélicos vêem a Bíblia como início e fim de tudo; tudo nela é verdade absoluta.

Muitos protestantes acreditam em uma transformação espiritual gradual desde a tenra idade até a velhice. Os evangélicos valorizam a conversão, o que pode ser alcançado através da evangelização ativa. Os protestantes preferem compartilhar suas doutrinas em um sentido mais amplo. Os evangélicos pregam a boa nova do Evangelho com a esperança de converter alguém à sua causa. Os protestantes também acreditam que pode haver mais maneiras de se salvar. Os evangélicos acreditam que somente mantendo as suas quatro crenças cardeais ou sendo que alguém pode ser salvo.

Os protestantes são um dos três principais grupos do cristianismo. Os evangélicos são um dos muitos grupos dentro do protestantismo. Os protestantes geralmente enfatizam a transformação espiritual e os evangélicos geralmente acreditam na conversão total. Alguns protestantes podem ver a Bíblia como um documento histórico contendo as palavras de Deus, enquanto que para os evangélicos a Bíblia é a verdade absoluta e deve ser seguida ao pé da letra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.