O que significa halloween para os evangélicos?

O Halloween já caiu no gosto dos brasileiros e com o intuito de aumentar os lucros, as lojas decoram boa parte de suas vitrines com artigos de festa para celebrar o dia das bruxas, obtendo um grande aumento nas vendas no final de outubro. No Brasil, o halloween ganhou ares de festa à fantasia e perde apenas para o carnaval em número de artigos vendidos.

O Halloween está aqui para ficar. Mas o que a Bíblia diz sobre isso? O Halloween é errado ou malígno? Há alguma pista na Bíblia sobre se um cristão deve celebrar o Halloween?

O que a Bíblia diz sobre o Halloween?

Primeiro de tudo, entenda que o Halloween é principalmente um costume ocidental e não tem nenhuma referência direta na Bíblia. No entanto, existem princípios bíblicos que se relacionam diretamente com a celebração do Halloween. Talvez a melhor maneira de entender como o Halloween se relaciona com a Bíblia seja observar o significado do Halloween e sua história.

O que significa o Halloween?

A palavra Halloween significa literalmente a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrada em 1º de novembro em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não, a Festa de Todos Os Santos teve início com os Cristãos Católicos, mas ainda é celebrada pelos crentes de muitas das igrejas da religião Cristã como os Ortodoxos, Luteranos e Anglicanos.

A história do Halloween

Da maneira como é celebrado hoje foram removidas as raízes Cristãs, mas o Halloween teve um início Cristão há mais de 1900 anos na Inglaterra, Irlanda e norte da França. Era uma celebração celta do ano novo, chamada Samhain, que ocorria em 1º de novembro. Os druidas celtas consideravam a data como o maior feriado do ano e acreditavam que naquele dia as almas dos mortos poderiam se misturar com as dos vivos.
Samhain permaneceu popular até que São Patrício (St. Patrick) e outros missionários Cristãos Católicos chegassem na região fazendo com que a população começasse a se converter ao Cristianismo. Assim, Samhain começou a perder sua popularidade. No entanto, em vez de erradicar práticas pagãs como “Halloween” ou Samhain, a Igreja Católica usou esses feriados com um toque Cristão para acolher os pagãos, tornando mais fácil para as populações locais se converterem ao Cristianismo.

Como os Cristãos Protestantes não acreditam no purgatório, a rainha Elizabeth sendo também Protestante proibiu canções e orações pelas almas, e isso acabou tornando o Halloween simplesmente pagão novamente, pois hoje, as crianças vão de porta em porta pedindo doces, antes iam cantando e fazendo orações pelos mortos. Persiste da festa original apenas o propósito de honrar os mortos, velado em diversão e festividades.

Cristãos devem celebrar o Halloween?

Os cristãos devem celebrar o Dia das Bruxas Como uma pessoa de pensamento lógico, considere por um momento o que você está celebrando e o que é o Halloween. O feriado é edificante? O Halloween é puro? É adorável, louvável ou de boa reputação? Filipenses 4: 8 diz: “Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos.” O Halloween é baseado em temas piedosos, como a idéia de paz, liberdade e salvação, ou o feriado traz à mente sentimentos de medo, obsessão e servidão?

A Bíblia estimula bruxaria, bruxas e feitiçaria? Pelo contrário, a Palavra de Deus deixa claro que essas práticas são uma abominação ao Senhor. A Bíblia continua dizendo em Levítico 20:27 que qualquer um que praticasse feitiçaria e adivinhação deveria ser morto. Deuteronômio 18: 9-13 acrescenta: “Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou â invocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações. Serás inteiramente do Senhor, teu Deus.”

É errado comemorar o Halloween?

Vejamos o que a Bíblia acrescenta a este tópico em Efésios 5:11: “e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente.” Este texto está nos chamando a não ter nenhuma associação com qualquer tipo de treva, mas também nos convoca para lançar luz sobre este assunto para aqueles que nos rodeiam.

Deus está chamando a humanidade para segui-lo! “Portanto, saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor. Não toqueis no que é impuro, e vos receberei.” (2 Coríntios 6:17).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.