O que é Evangelismo?

O evangelismo não é a arte de vender uma ideia, também não é exortar as pessoas, pressioná-las, coagi-las, sobrecarregá-las ou subjugá-las. O evangelismo é transmitir uma mensagem; é transmitir a Boa Nova do Evangelho.

A palavra evangelismo vem da palavra grega “euangelizomai”, que significa  literalmente “anunciar a boa nova”. A Bíblia define o que a Boa Nova significa em 1 Coríntios 15: 3-4: “Eu vos transmiti primeiramente o que eu mesmo havia recebido: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras…”

Evangelizar é compartilhar a Boa Nova de que a crucifixção, morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus Cristo nos redimiram de nossos pecados. O pecado nos separa de  Deus. A Boa Notícia é que podemos ser reconectados a Deus e ter a esperança de uma eternidade com Ele no Céu, quando crermos em Jesus Cristo e deixamos que a Palavra de Deus mude nossas atitudes e nos torne pessoas melhores já aqui na Terra. Este presente de um relacionamento com Deus está disponível para todos, mas alguns ainda não ouviram esta Boa Nova e é por isso que o evangelismo é tão importante!

Evangelistas

Ao longo dos séculos, Deus usou homens e mulheres para compartilhar a Boa Nova e até hoje, muitos fazem do evangelismo a missão de suas vidas. Fato é, que os evangelistas estão por aí há mais de 2000 anos disseminando o Cristianismo e a Boa Nova do Evangelho. Às vezes as multidões são grandes, outras vezes Deus dá aos evangelistas uma audiência de apenas uma pessoa, o que importa é transmitir a mensagem.

Evangelismo = Ação

O evangelismo não é uma opção para a vida Cristã. Nas palavras finais de Cristo antes de ascender ao Céu, ele ordenou a seus seguidores que fossem por todo o mundo pregando o Evangelho a toda criatura: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos…” Mateus 28: 19. Todo aquele que crê deve estar envolvido em compartilhar a Boa Nova e fazer discípulos. No entanto, o evangelismo nem sempre é fácil, pois requer coragem e também preparação. Além de boa vontade, é preciso muito estudo e obediência ao Espírito Santo.

O Papel do Espírito Santo no Evangelismo

“Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo.”

Atos dos Apóstolos 1:8

Qual é o papel do Espírito Santo no evangelismo pessoal?

Sabemos que o Espírito de Deus atua em nós como crentes. O espírito Santo nos renova, nos regenera, nos treina, nos ensina e nos transforma.

Mas também é preciso salientar o papel do Espírito Santo para preparar o caminho para o seu evangelismo pessoal.

Considere Filipe e o Eunuco Etíope em Atos, capítulo 8. Claramente o Espírito de Deus estava em ação na vida do Eunuco, que foi a Jerusalém para adorar. Ele estava lendo a Palavra de Deus no caminho de volta e queria alguém para explicar as Escrituras para ele.

O eunuco tinha uma sede espiritual, criada pelo Espírito Santo e estava ocupado procurando matar essa sede. Filipe não precisou discutir com uma voz alta para defender sua fé e fez uma pergunta simples: Você entende o que está lendo?

– O Espírito Santo preparou o caminho indo à frente de Filipe tornando essa pessoa espiritualmente sedenta

– O Espírito Santo colocou Filipe no lugar certo, na hora certa para falar sobre Jesus e matar essa sede.

O Espírito Santo trabalha em ambos os lados. Existem duas pessoas envolvidas nessa história, uma pessoa buscando proximidade com Deus e outra obedientemente compartilhando sua fé. O evangelismo não teria acontecido naquele dia se não fosse um encontro provocado pela soberania de Deus.

Ao fazer evangelismo pessoal, observe como Deus já está trabalhando na preparação do campo de colheita para você. Ele vai à sua frente!

Em seus esforços pessoais de evangelismo, você está ciente de que Deus está à sua frente? Você está percebendo que quando você está atento ao Espírito Santo, você encontra aquelas pessoas onde Ele já está trabalhando?

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.