O que é Pentecostes para os Evangélicos

Pentecostes é um dia santo comemorado anualmente por denominações como a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Metodista 50 dias depois da Páscoa – o nome Pentecostes vem do grego pentekoste, “quinquagésimo”. Um grande número de Cristãos que não seguem um calendário litúrgico podem não estar familiarizados com a observância.

A Solenidade de Pentecostes comemora os eventos de Atos dos Apóstolos, quando o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos que estavam reunidos no cenáculo em oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, a mãe de Jesus, e os irmãos dele, para celebrar o Shavuot ou Pentecostes Judaico, que era festa da colheita.

“De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” Atos 2: 2-3

Em contraste com datas especiais como o Natal e a Páscoa, o Pentecostes ainda tem uma grande presença na cultura secular; não é um feriado federal e poucos filmes são feitos sobre esse assunto. Mas para os Cristãos, Pentecostes é considerado o início da missão da Igreja para o mundo, por isso, um dos acontecimentos mais importantes.

Cristianismo Pentecostal

O Pentecostes é um especial para qualquer Cristão, mas é enfatizado particularmente pelas igrejas Evangélicas Pentecostais e pelos Católicos que integram a Renovação Carismática Católica. Os Cristãos Pentecostais acreditam no Batismo no Espírito Santo, que os converte e os coloca a serviço de Deus e em um Pentecostes perene onde é possível vivenciar o mover do Espírito Santo até os dias de hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.